É já no próximo dia 23 de maio que o Textile of the Future estará presente no evento “Open day & Pitch and Innovation”, organizado pela Lameirinho e a Datacolab.

Esta será uma oportunidade incrível de networking, que promoverá negócios e produtos, enriquecendo e impulsionando a inovação digital.

O evento terá lugar no dia 23 de maio, pelas 14h00 no edifício da Lameirinho.

O evento está sujeito a inscrições que podem ser feitas aqui.

Textile of the Future é um projeto de cooperação entre a LAMEIRINHO e o Data CoLAB.

Visa apoiar as PME e Startups portuguesas no desenvolvimento, teste e experimentação de novos produtos e serviços que tragam vantagens competitivas para as Indústrias, em particular, para a Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV), tendo como base a Digitalização e Sustentabilidade Ambiental da Indústria.

O principal objetivo do Textile of the Future é apoiar soluções que contribuam para a indústria do futuro, através da transformação digital e sustentabilidade ambiental dos processos, acompanhando as preocupações mundiais face à escassez de recursos.

O Consórcio

LAMEIRINHO é uma empresa portuguesa, familiar e ativa no mercado desde 1948.

Atualmente, encontra-se já na 4ª geração e, fruto desta união familiar e da sua dedicação ao projeto, a LAMEIRINHO é uma referência na área de têxtil-lar, a nível nacional e internacional.

É a partir das suas instalações em Guimarães, com aproximadamente 200.000 m2, que a empresa produz artigos têxtil-lar para as mais reputadas marcas internacionais. Sendo uma empresa praticamente vertical, garante todos os processos: tecelagem, beneficiamento têxtil, tingimento de fio, estamparia por rolos e digital, confeção e lavandaria bem como expedição de produtos finais. Desta forma, é detentora de uma capacidade produtiva extremamente elevada, marcando presença nos 5 continentes, com uma taxa de exportação de 90%.

A empresa apresenta uma visão de mercado expansionista e diferenciadora tendo vindo a desenvolver um vasto portfólio de produtos com conceitos inovadores, assumindo um papel pioneiro na área têxtil-lar. Trabalha com vários tipos de fibras como, por exemplo, algodão, modal, tencel, linho, seda, caxemira, poliéster… que darão origem a tecidos com diferentes propriedades e características. 

Ao longo dos anos, a LAMEIRINHO investiu em novas tecnologias que permitiram a otimização do seu processo produtivo, acrescentando melhorias e reduzindo, assim, o seu impacto ambiental. Desta forma, é uma empresa reconhecida no mercado pelo seu alto padrão de qualidade através das diversas, e exigentes, certificações que detém.

A inovação é uma aposta constante na LAMEIRINHO, que participa ativamente em projetos nacionais e internacionais de relevância. Nesse âmbito, tem traçado um rumo com o objetivo de gerar valor a toda a cadeia interveniente. No presente, conta com uma equipa de aproximadamente 800 pessoas, que trabalham de uma forma dedicada, para que o produto LAMEIRINHO mantenha a sua assinatura de qualidade, confiança e diferenciação.

O Data CoLAB é um laboratório colaborativo para serviços de inovação orientada para os dados. Fundado em 2021, o Data CoLAB iniciou atividade em Viana do Castelo (sede), e conta com mais dois polos de atividade em território nacional (Coimbra e Lisboa).

A sua visão consiste em desenvolver um ecossistema intersectorial com diversos stakeholders que utilizarão os dados para melhorar a maneira como produzimos, consumimos e vivemos. Para alcançar essa visão, o Data CoLAB trabalha toda a cadeia de valor dos dados, desde a aquisição até à padronização e interoperabilidade dos mesmos.

Com uma vasta rede de parceiros, o Data CoLAB reúne experiência em áreas como as tecnologias de informação, ciência de dados, inteligência artificial e blockchain. A sua abordagem colaborativa e multidisciplinar, permite ao Data CoLAB desenvolver soluções inovadoras em diferentes áreas de negócio, tendo em vista a promoção da inovação e o desenvolvimento sustentável.