Já estão abertas as candidaturas aos eAwards Poetugal, promovidos pela Fundação NTT Data em Portugal.
- Candidaturas decorrem até 30 de junho de 2023
- O Melhor Projeto Português terá um prémio de 10.000 euros e acesso direto à final global, na qual se habilita a ganhar mais 100.000 euros.
- Interessados podem submeter projetos através do portal https://globaleawards.com/pt/portugal
- Portugal já viu dois projetos vencerem a final Global dos eAwards e outros dois receberem uma Menção Honrosa.
A decorrer em 15 países, os eAwards têm como objetivo reconhecer e apoiar o empreendedorismo tecnológico, nomeadamente projetos que geram um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e ou no ambiente.
Depois de terminada a fase de candidaturas, um júri determinará os projetos finalistas, que vão disputar o premio português, no valor de 10.000€, a que se soma um programa de aceleração. O vencedor local terá também acesso direto à final Global dos eAwards, na qual será identificado o vencedor do premio de 100.000€.
Que projetos se procuram?
Os eAwards procuram empreendedores e startups portuguesas com projetos baseados em tecnologias de alto impacto, inovadores, escaláveis e sustentáveis, que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou que solucionem problemas ambientais, através de modelos de negócio digitais ou que recorram intensivamente a tecnologia. Em concreto, podem ser projetos de áreas tão distintas como banca, educação, energia, indústria, ambiente, segurança, saúde e telecomunicações.
Innovation Week
A final Global decorre no âmbito da NTT DATA Innovation Week, que reúne os vencedores dos eAwards dos países participantes, num evento que junta empreendedores, especialistas e investidores, para partilhar soluções, metodologias e fazer networking, sendo por isso um momento muito enriquecedor para todos os participantes.
Novidades da 22ª edição dos eAwards
A grande novidade deste ano é o crescimento da dotação financeira do prémio global dos eAwards, que sobe dos 60.000 euros para os 100.000 euros, o que demonstra a aposta da Fundação na iniciativa.
Balanço dos eAwards e a participação de Projetos Portugueses
Na última edição dos eAwards Portugal, destaque para o Bactometer, vencedor da semifinal local e que é uma iniciativa da start-up COBE TECH; um projeto destinado a prevenir infeções hospitalares através de um dispositivo inteligente para deteção precoce de bactérias multirresistentes. Trata-se do primeiro sistema magnético point-of-care para deteção qualitativa, rápida – em menos de 1ª hora – e de baixo custo de agentes patogénicos, com elevada sensibilidade e especificidade.
Nos últimos 22 anos, a NTT DATA FOUNDATION recebeu e apoiou mais de 9.000 projetos em todo o mundo e recebe cerca de 2.000 candidaturas anuais, de projetos que procuram um novo impulso, o que demonstra a relevância do prémio, mas também a qualidade do programa de aceleração e da plataforma de networking que os eAwards representam. Portugal já viu dois projetos vencerem a final Global dos eAwards e outros dois receberem uma Menção Honrosa.