A Set.Up Guimarães continua a destacar o ecossistema empreendedor do concelho e, este mês, a start-up em destaque é a Sentinel. Incubada no TecPark, a empresa especializa-se no desenvolvimento de soluções inovadoras de visão computacional e inteligência artificial para a indústria. O seu trabalho contribui para a otimização de processos produtivos e para a melhoria da qualidade dos produtos.
Fundada há quatro anos por Joel Alves, Álvaro Oliveira e Rui Moreira, a Sentinel conta com uma equipa de 16 colaboradores e tem vindo a afirmar-se no mercado com as suas soluções especializadas, que vão desde a inspeção de peças injetadas à inspeção 3D de soldas e orientação robótica. A empresa já trabalha com clientes de renome, como Continental, Borgwarner e Amorim.
Com um volume de negócios de aproximadamente 3 milhões de euros em 2024, a Sentinel está a traçar um futuro internacional. Recentemente adquirida pelo grupo espanhol Mondragón, o maior conglomerado empresarial do País Basco, a empresa irá transferir a sua sede para Rubí, Barcelona, mantendo um centro tecnológico em Portugal. Este passo estratégico visa consolidar a sua presença no mercado internacional e reforçar a sua capacidade de inovação.
Com o apoio da Set.Up Guimarães e a sua posição estratégica, a Sentinel pretende atingir um volume de faturção entre 8 e 10 milhões de euros nos próximos anos. A expansão não se limitará a Espanha, estando já nos planos da empresa a entrada em mercados como o México e a Alemanha, reforçando assim a sua projeção global.