No dia 25 de fevereiro, a Cantina do IPCA foi palco do INNHOTON, onde a Set.Up Guimarães desafiou os estudantes do ensino secundário e do IPCA a transformar desafios em soluções inovadoras, explorando o empreendedorismo e a economia circular de forma criativa e colaborativa. 

 

 

A manhã começou com energia, à medida que o relógio avançava, a primeira parte do evento contou com sessões sobre a Economia Circular, onde os participantes foram convidados a repensar os ciclos de consumo e descobrir como podemos transformar o desperdício em recursos. 

 

 

Seguiu-se uma sessão prática dinamizada pela Set.Up Guimarães, onde os estudantes não só aprenderam como resolver problemas reais e aplicar metodologias de inovação, como também foram desafiados a transformar ideias em negócios com potencial. Num clima colaborativo, os participantes foram inspirados a explorar novos caminhos e soluções criativas para enfrentar os desafios ambientais atuais. 

 

 

O evento avançou para o momento mais esperado: a criação. Divididos em equipas multidisciplinares, os jovens tiveram o desafio de trabalhar juntos e, com o espírito empreendedor em alta, desenvolver soluções para desafios reais da sustentabilidade e da economia circular. Durante duas horas, as ideias fluíram, surgiram protótipos. No final do INNHOTON, os grupos apresentaram as suas soluções criativas e receberam feedback construtivo de especialistas e organizadores.  

 

 

Organizado pelo IPCA, o INHOTON insere-se no projeto internacional RUN-EU e é uma competição inspirada no hackathon que reune equipas mistas de estudantes do ensino secundário e do IPCA, focada em desenvolver soluções inovadoras na área da Economia Circular.