Com mais de 500 participantes inscritos e cerca de 40 oradores, a primeira edição da Techstars Startup Week Guimarães encerrou na passada 6.ª feira com a apresentação das startups participantes na pitch competition.
Após cinco dias intensos e mais de 50 horas de atividades, a Techstars Startup Week Guimarães encerrou uma semana onde os participantes puderam adquirir novas competências, conectar-se com outros empreendedores, descobrir novas ideias e colaborar com uma comunidade que partilha a mesma paixão pela aprendizagem, pelo empreendedorismo e pela inovação.
O último dia da Techstars Startup Week Guimarães encerrou com a apresentação das startups participantes na pitch competition, tendo sido reconhecidas startups em três categorias distintas:
- Disruptive Minds Award: projeto CibusAI, uma plataforma que capacita as empresas alimentares com reformulação baseada em IA, reimaginando seus produtos ficarem mais saudáveis e obterem melhor sabor.
- Emerging Talent Recognition Award: eDynamics Technologies, uma sola inovadora que permite monitorizar o desempenho dos atletas, prevendo o risco de lesão. O produto encontra-se interligado a uma plataforma digital, ideal para equipas médicas e treinadores monitorizarem a intensidade e a força dos treinos dos seus atletas.
- Inspiring Entrepreneurship Award: Metablue Solution/Otitest, um dispositivo que permite detetar e monitorizar otites e fazer o follow up de tratamentos contra a doença, integrada numa App.
O evento de encerramento contou ainda com uma talk sobre Os 10 mandamentos sobre financiamento, com Sandie Costa, Eduardo Barroso e João Castanho da PwC e uma mesa redonda sobre ‘O que é que os investidores procuram numa startup’, dinamizada por Helena Taveira da Portugal Ventures, Tomás Penaguião da Bynd, Rafael Conceição da Indico Capital e António Salta do Banco Português do Fomento.
Antes da after party dinamizada por Fernando Alvim, o locutor e apresentador de TV foi ainda moderador da mesa redonda “Empreendedorismo na Indústria: como pode ser estimulado de forma a impulsionar a inovação empresarial (e criar vantagem competitiva)”, que contou com a participação de André Gama, do Centro de Inovação da Galp, Hélio Jesus, Responsável por Tecnologia e Inovação do grupo Siemens em Portugal e José Mário Fernandes, Administrador Executivo do Grupo Casais.
A Techstars Startup Week Guimarães contou com a parceria do Município de Guimarães, através das incubadoras municipais da Set.Up Guimarães, do SITIO, da Startup Portugal, da 351 Associação Portuguesa de Startups, ANJE e da AICEP.