A startup To Be Green, especializada na valorização e reciclagem de têxteis, foi distinguida como a Startup do Mês de Março da Set.Up Guimarães. Criada como uma spin-off da Universidade do Minho, a empresa está incubada, virtualmente, no TecPark do AvePark, a incubadora de base tecnológica da Set.Up Guimarães.
Desde a sua fundação em 2019, a To Be Green aposta na economia circular como solução para reduzir o impacto ambiental da indústria da moda. A sua equipa, composta por engenheiros têxteis, designers de produto e moda e costureiras especializadas, trabalha diariamente na criação de soluções inovadora para uma nova vida a têxteis em fim de uso.
A To Be Green desenvolve produtos reciclados e recicláveis, incorporando fibras pós-consumo em diversas combinações de materiais, como tecidos reciclados, feltro TNT e fibra em rama.
Para além do desenvolvimento de produtos, a startup oferece uma solução integrada para a valorização de vestuário, uniformes e têxteis-lar descartados. Após triagem e avaliação, as peças podem ser reutilizadas, transformadas por upcycling, recicladas ou, quando sem potencial de valorização, encaminhadas para aterro, seguindo os princípios da economia circular.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo. Com a obrigatoriedade da recolha seletiva de resíduos têxteis a partir de janeiro de 2025, a To Be Green reforça o seu papel na redução de resíduos e emissões de CO2. A startup analisa a taxa de circularidade dos produtos, evidenciando os benefícios da substituição de materiais virgens por reciclados.
Plataforma de trocas e pontos de recolha
Para envolver a comunidade, a To Be Green disponibiliza uma plataforma digital onde os utilizadores podem fotografar e partilhar peças de vestuário que já não utilizam. Após validação, os utilizadores recebem pontos, que podem ser trocados por novas peças dentro da aplicação.
Além disso, para facilitar a adesão ao projeto, a empresa estabeleceu centro de recolha em vários municípios, como Sintra, Pombal, Covilhã, Albergaria-a-Velha, Vila Real e Guimarães.
A distinção como Startup do Mês de Março da Set.Up Guimarães sublinha o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela To Be Green na promoção da economia circular e da sustentabilidade no setor têxtil. A empresa continua a expandir a sua rede de recolha e a sensibilizar para um consumo mais responsável, com o objetivo de alargar a iniciativa a todo o país.