De 19 a 30 de abril vai decorrer o evento “What The Hack?” organizado pela Young Minho Enterprise (YME), uma das juniores empresas da Universidade do Minho. O evento encontra-se dividido em duas partes: um evento formativo e um período de 42 horas para a resolução do caso de estudo apresentado.

 

O “What the Hack?” será um evento dividido em duas partes. Um evento formativo e o período de 42 horas para a resolução do caso de estudo apresentado. No evento formativo, a organização irá dar enfoque a talks sobre temas atuais dentro das organizações e da transição dos jovens para o mundo do trabalho. Irão também ser abordadas formações dentro das áreas dos jovens.

Na parte do caso de estudo, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos nas suas áreas de estudo e nas formações proporcionadas anteriormente, de modo a retirarem a melhor solução para a empresa. Como resultado serão decididos os projetos vencedores, por via de um painel de jurados de excelência, como profissionais das empresas parceiras.

 

A Set.up Guimarães junta-se ao evento no dia 20 de abril com um workshop sobre Empreendedorismo e Modelos de Negócios, onde serão abordados temas como ‘O que é a proposta de valor?’, ‘O que é um MVP?’, ‘Como desenhar o modelo de negócio?’.

 

De acordo com a organização, ‘neste evento, para além do currículo, exploramos o potencial dos jovens para resolverem um problema real de uma empresa real. O verdadeiro desafio passa por desenvolver a melhor solução, enquanto o cronómetro não para de contar. São 42 horas, onde o segredo está em pensar fora da caixa‘. A equipa vencedora do Hackathon irá receber um prémio de 500€, acompanhados de uma visita empresarial à IKEA e um pack surpresa da mesma empresa. O segundo e terceiro lugares passam também por ter uma visita empresarial à IKEA e o pack surpresa da mesma (a IKEA apoia também esta iniciativa).

 

Sobre a YME

A YME é uma Júnior Empresa de Consultoria, sediada na Universidade do Minho, que se dedica a impactar negócios e potenciar carreiras através de um leque de serviços na área da Comunicação e Marketing. Estratégia e criatividade são as palavras-chave desta organização. Para além de promovermos projetos valiosos para o mercado e para a sociedade, a YME possibilita o crescimento de jovens universitários em aspetos exigidos, atualmente, pelo mercado.

 

Sobre a Set.Up Guimarães

A Set.Up Guimarães é uma superincubadora com uma localização estratégica e inserida numa das regiões mais industrializadas de Portugal, que pretende criar sinergias entre os diversos atores em todo o seu concelho.

Assim, a Set.Up Guimarães forma-se com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e ideias inovadoras na região, apostando em três grandes áreas de conhecimento: criativa, tecnológica e industrial. Em cada um destes novos polos, o Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora de espaços que são verdadeiros ecossistemas criativos e que permitem aos empreendedores e empresários serem acolhidos numa estrutura que oferece condições privilegiadas para o seu arranque e desenvolvimento das suas ideias de negócio.

Dividindo-se em três sub-incubadoras: LabPac (área criativa), TecPark (área tecnológica) e Set.Up In(dustry) (área industrial), a Set.Up Guimarães disponibiliza espaços de trabalho a preços altamente competitivos, apostando fortemente nas instalações, no conhecimento e na comunicação, possibilitando ainda a troca de experiências entre empreendedores e uma maior facilidade no desenvolvimento da rede de contatos.