As instalações do Espaço Empresa foram inauguradas esta segunda-feira, 16 de Abril, na Plataforma das Artes e da Criatividade. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

 

Na impossibilidade de estar presente na cerimónia, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, deixou uma mensagem gravada em que destacou a importânica do projeto e o interesse do Município de Guimarães demonstra pelas suas empresas, acompanhando e apoiando-as. Ideia reiterada por Fátima Tavares, coordenadora do projeto. Domingos Bragança referiu que o espaço está disponível para diversas acções e de uma forma célere, ajudar as empresas a ultrapassarem problemas burocráticos e questões formais. “Este espaço é vosso, senhores empresários, atuais e potenciais, para que as vossas ideias possam ser transformadas em novos investimentos ou em novas empresas. Através da vossa criatividade e do nosso apoio, partimos, deste local, para a concretização, pois é assim que acontece nas sociedades pujantes e dinâmicas. Temos que fazer e agir, por isso criámos este espaço e esta cooperação inter-institucional”, concluiu.

 

De forma prática, o Espaço Empresa está em funcionamento com um com um conjunto alargado de serviços, desde a área de licenciamento, regime jurídico, constituição de sociedades, certificação, candidaturas e apoios à internacionalização, certidões e análise económico-financeira do estado de saúde das empresas já existentes

 

O Espaço Empresa foi constituído através do protocolo entre o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal EPE e o Município de Guimarães. Além destas entidades, são ainda parceiras a Direção Geral das Atividades Económicas, o Turismo de Portugal, a ASAE, a Agência Nacional de Inovação, entre outras.