Incubadora: o trampolim para o sucesso das startups

Dar o passo inicial para empreender pode ser difícil para muitas pessoas. Abrir um negócio pode ser desafiador, fazê-lo prosperar é ainda mais.

Um artigo da plataforma brasileira Economia SC, destacou esta semana que das muitas maneiras de incentivar o empreendedorismo, as incubadoras de empresas são das mais importantes. Essas instituições têm como objetivo ajudar o empreendedor a desenvolver o negócio, elas proveem espaço físico e infraestrutura para empresas em fase inicial, além disso oferecem apoio administrativo e na gestão, por vezes, também oferecem capacitação.

 

O artigo refere ainda que é neste espaço que os empreendedores podem ter contacto com outras pessoas que estão na mesma situação, trocar ideias, conhecer mentores e até mesmo fechar negócios e parcerias. Uma empresa que começa a sua jornada incubada tem grandes chances de expansão e crescimento, isso porque está sendo desenvolvida num ambiente voltado ao empreendedorismo e à inovação.

 

De acordo com a Economia SC, quando incubados, os empreendedores são apoiados em diferentes áreas, como captação de recursos, contabilidade, gestão, assistência jurídica, marketing e comercialização. Todo esse suporte é oferecido nas três principais fases que os negócios passam durante a jornada na incubadora:

  • implantação, em que é formada a equipe de trabalho e constituída a empresa, identificando propósito e potencial de crescimento.
  • consolidação ou crescimento, em que há o desenvolvimento técnico da solução e início da comercialização do produto ou serviço.
  • maturação, que ocorre quando a startup já passou por toda a etapa de qualificação e aprendizagem e inicia o processo de caminha sozinha.

 

Neste âmbito, a cidade de Guimarães apresenta-se com uma “super incubadora”, denominada de Set.Up Guimarães. Com uma localização estratégica e inserida numa das regiões mais industrializadas de Portugal, a Set.Up Guimarães pretende criar sinergias entre os diversos atores em todo o seu concelho.

 

Assim, a Set.Up Guimarães forma-se com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e ideias inovadoras na região, apostando em três grandes áreas de conhecimento: criativa, tecnológica e industrial, disponibilizando espaços de trabalho a preços altamente competitivos, apostando fortemente nas instalações, no conhecimento e na comunicação, possibilitando ainda a troca de experiências entre empreendedores e uma maior facilidade no desenvolvimento da rede de contatos.

 

O programa de incubação da Set.Up Guimarães tem as candidaturas abertas. Se queres estar num lugar dotado de equipamentos e “know-how” necessários ao desenvolvimento do teu negócio, faz já o teu pré-registo AQUI.

Últimas notícias

Creative Breakfast recebe novos incubados
O nosso mais recente Creative Breakfast, que teve lugar no passado dia 28 de março, voltou a juntar parte da
Read more.
Creative Session #23: “Fundo PME 2024: Uma ferramenta para proteger a sua propriedade intelectual”
A próxima Creative Session, a número 23, terá como convidada a nossa mentora Sílvia Vieira, que nos vai falar sobre
Read more.
Creative Sessions #22 debruçou-se sobre a Sustentabilidade na Área da Moda
Decorreu na passada quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a 22ª edição das Creative Sessions da set.Up Guimarães, desta vez sobre
Read more.
H-INNOVA: Health Innovation HUB | Call for Projects | Open Registrations
As inscrições para o Concurso de Projetos da 5ª edição do H-INNOVA – HEALTH INNOVATION HUB (www.hinnovahub.com) estão abertas até
Read more.