Objetivo é apoiar empreendedores a desenvolver a sua ideia ou plano de negócio de base rural no concelho. Inscrições decorrem de 13 a 22 de dezembro.

 

A LandLab abre candidaturas a partir de 13 de dezembro para todos os empreendedores que desejem desenvolver a sua ideia ou plano de negócio de base rural no concelho. Com este projeto, a Câmara Municipal de Guimarães assume o seu desejo de facilitar as melhores condições para que empreendedores dinâmicos e proativos possam colocar todo o seu esforço e dedicação na criação do seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, fomentarem o bom uso do solo e o desenvolvimento económico no concelho.

 

Em dezembro, são várias as sessões públicas de esclarecimento sobre os serviços prestados pela LandLab. As sessões, de participação livre e gratuita, estão programadas para as seguintes datas, locais e horários:

 

6 dezembro

Museu Agrícola de Fermentões (21h30)

 

7 dezembro

Biblioteca Municipal Raul Brandão (10h00 / 11h30 / 14h00 / 15h30)

 

12 dezembro

Espaço Arte e Cultura, Ronfe, na antiga escola (19h00)

 

14 dezembro

Biblioteca Municipal Raul Brandão (10h00 / 11h30 / 14h00 / 15h30)

Salão da Junta de Freguesia de Sande São Lourenço (19h00)

 

15 dezembro

Auditório da Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães (10h30)

 

A Oficina do Empreendedor é a primeira de três etapas de incubação oferecidas pela LandLab, que visa dotar os empreendedores de conhecimentos que lhes permitam criar e operacionalizar um plano de negócio de base rural. Destina-se, por isso, a toda e qualquer pessoa que sinta vontade e determinação em lançar-se como empresário/a no ramo agrícola, pecuário, florestal, agroindustrial, serviços conexos e tecnologia aplicada aos setores referidos, que encontra agora, no Município de Guimarães, um parceiro privilegiado.

 

A Oficina do Empreendedor tem a duração de uma semana e está isenta de custos para o candidato. Nesta semana intensiva, os selecionados terão acesso gratuito a um programa de imersão no empreendedorismo de base rural, composto por formação em sala, sessões teórico-práticas e visitas de estudo aos melhores casos de sucesso nesta matéria. Os interessados deverão submeter a sua candidatura de acordo com o exposto no Aviso de abertura que poderá ser consultado aqui.

 

A LandLab foi criada em julho de 2017 com o intuito de apoiar jovens (mas não só) que pretendam abraçar a agricultura, a indústria artesanal (compotas, enchidos, pão artesanal, etc.), os serviços ligados à produção agrícola, a internet das coisas (IOT), entre outras atividades. De igual modo, capacita agricultores ou empresários agrícolas que pretendam diversificar a sua atividade, proprietários de imóveis com potencial para o Turismo em espaço rural, trabalhadores por conta d’outrem que desejem aprofundar o seu conhecimento para o desenvolvimento de negócios, entre muitos outros.