Guimarães recebeu, durante a semana de 6 a 10 de março, no CIAJG, a Academia de competências JUMP BOX, uma iniciativa desenvolvida pelo IET – Instituto Empresarial do Tâmega, que contou com o apoio do Município de Guimarães através da incubadora Set.UP Guimarães e do Centro de Emprego do Médio Ave – IEFP.
Esta iniciativa, que contou com a participação de 16 jovens, é um novo conceito de capacitação para jovens maiores de 18 anos e que usa como base uma ideia muito antiga (a de que a maioria de nós aprende melhor fazendo e trabalhando em equipa) aplicada a um novo conceito construído para este propósito: a capacitação pessoal e profissional dos participantes, no sentido da resolução de problemas complexos, e que se designa hoje em dia por Empreendedorismo.
Foram 5 dias de intensa formação que contaram com a mentoria de diversas pessoas ligadas ao mundo empresarial e que apoiam esta iniciativa como a Portuspark ou a Mota-Engil e que, aqui, aproveitaram para deixar um pouco do seu conhecimento e experiência como referências de atuação na procura de emprego ou no empreendedorismo. Uma semana intensa de partilha onde os “Jumpers” tiveram a oportunidade de se desenvolver a nível pessoal e profissional e onde foram realizadas diversas atividades em torno de várias temáticas como o empreendedorismo, comunicação, liderança e inovação e que terminou com a apresentação, por parte dos participantes, da sua ideia de negócio ou projeto de vida a um painel de comentadores composto por Rui Pinheiro, da Set.Up Guimarães, João Abreu da Slow & Flow e Pedro Novais do IEFP. Este último dia contou, também, com a presença do Administrador da Fundação Manuel António da Costa, Rui Pedroto, entidade que apoia esta iniciativa.





