A AIIA é o maior prémio monetário atualmente atribuído em Portugal na área da inovação tecnológica, sendo promovido pela Altice Labs, o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Altice Portugal.
As candidaturas decorrem até 24 de setembro nas categorias: start-up (prémio monetário de 50 mil euros), academia (prémio monetário de 25 mil euros), e a Fundação Altice Portugal (prémio monetário de 20 mil euros). Nesta edição haverá mentoria da Start-up Lisboa.
Pelo 7.º ano consecutivo, a ANI volta a juntar-se ao AIIA para atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) ao melhor projeto finalista da área da investigação e desenvolvimento (I&D), valorizando, assim, o conhecimento científico e tecnológico nacional. Este ano a ANI irá premiar um projeto, no valor de 2.500 euros.
Na edição de 2022, a ANI premiou o projeto IPLEXMED, uma start-up de Braga, que apresentou uma plataforma de diagnóstico não invasiva, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas, que visa reduzir a infeção por bactérias multirresistentes, a que doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) são particularmente vulneráveis.
O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico, distinguindo e premiando projetos e empresas, através da iniciativa BfK Awards, que mais se destacam em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) em alguns dos mais prestigiados concursos e/ou prémios de inovação em Portugal.