Estão abertas as candidaturas ao Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), que visa capacitar as empresas para a economia azul e o desenvolvimento sustentável.
Esta é já a nona edição desta iniciativa da Economia Azul Centro de Competências, que terá lugar entre os dias 19 e 22 de novembro.
A economia azul foca-se no desenvolvimento sustentável e regenerativo das atividades em meio aquático (oceano, mares, rios e lagos). Inclui atividades económicas tradicionais e emergentes, como o transporte marítimo e fluvial; os portos e logística; o turismo costeiro; a náutica de recreio; a indústria marítima; a energia renovável no oceano; a biotecnologia azul; entre muitas outras.
Cada uma destas atividades enfrenta desafios associados à descarbonização, digitalização e circularidade, oferecendo simultaneamente vastas oportunidades para inovação, empreendedorismo, investimento e desenvolvimento de carreiras profissionais.
O PLEA tem como principal objetivo potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável e regenerativa, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.
Mais informação aqui.