O Campus de Azurém da Universidade do Minho recebeu ontem, dia 17 de setembro, mais uma edição do Inovar & Empreender, um evento que reúne estudantes, investigadores, startups e empresas em torno da inovação, do talento e do empreendedorismo. Com um programa diversificado de tertúlias, palestras e apresentações, a iniciativa consolidou-se como um espaço de encontro entre academia e mercado, incentivando a criação de novas oportunidades de colaboração e de negócios.
A Set.Up Guimarães marcou também presença no evento com um stand próprio, dando a conhecer os programas e iniciativas que desenvolve no apoio ao empreendedorismo e à inovação no território. Entre os vários expositores da mostra, estiveram também duas empresas incubadas na Set.Up Guimarães, que marcaram presença com stand próprio: Zero-Day Labs e SCIENCENTRIS.
A Zero-Day Labs é uma startup tecnológica especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a cibersegurança dos sistemas OT que suportam as infraestruturas das sociedades digitais. Com foco nos setores da Internet das Coisas (IoT), industrial, automóvel e aeroespacial, a empresa atua sobretudo num cenário B2B fortemente internacionalizado, tendo como principais clientes e parceiros entidades nos Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos e Europa Central.
Já a SCIENCENTRIS, spin-off da Universidade do Minho, atua sob o lema “From Knowledge to Market”, transformando conhecimento científico em soluções concretas para os desafios societais. A sua missão traduz-se em consultoria e serviços especializados nas áreas de sustentabilidade, desenvolvimento e industrialização de produtos inovadores, networking científico e tecnológico e formação avançada, com impacto positivo no ambiente, na sociedade e na economia.
A presença destas startups na mostra reforça o papel da Set.Up Guimarães enquanto incubadora de empresas inovadoras e estratégicas para o território, evidenciando o talento e o dinamismo do ecossistema de inovação local.