Norte é a segunda região com mais startups em Portugal e Guimarães foi palco do primeiro encontro RegionX promovido pela Startup Portugal  

A Set.Up Guimarães acolheu a 26 de junho, o primeiro encontro RegionX da região Norte, uma iniciativa da Startup Portugal que pretende reforçar a colaboração entre os ecossistemas de inovação do país. 

O evento decorreu no IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães e contou com cerca de 80 participantes de incubadoras, universidades, entidades públicas, aceleradoras e projetos empresariais ligados à inovação e ao empreendedorismo. Ao longo da tarde, foram identificados os principais desafios, oportunidades e recursos da região Norte, hoje a segunda com mais startups em Portugal, atrás apenas da Grande Lisboa. 

De acordo com dados apresentados por Maria João Cardoso, diretora de Clientes da Informa DB, durante uma sessão dedicada ao mapeamento do ecossistema empreendedor regional, existem atualmente 1.154 startups na região Norte, o que representa 24% do total nacional, apenas atrás da Grande Lisboa, que lidera o ranking com 2.127 empresas. Em 2024, pela primeira vez, a região liderou a criação de novas empresas do setor, com 13,8% das constituições, superando a capital (13,4%).  

A região do Norte é responsável ainda por 30% do volume de negócios do setor, 32% das exportações e emprega cerca de 8.300 pessoas, com uma média salarial de 1.920 euros, ligeiramente abaixo da média nacional.  

Na última década, mais de seis mil empresas de base tecnológica foram criadas na região. Só em Guimarães estão sediadas 37 startups, segundo dados da organização. 

A sessão de abertura contou com intervenções do Município de Guimarães, através de Marta Mota Prego, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico, e de Marília Santos, Head of Growth & Acceleration da Startup Portugal. O momento permitiu sublinhar a importância da cidade na promoção de uma cultura empreendedora fortemente ligada à indústria. 

Rui Pinheiro, da Set.Up Guimarães, foi figura central no painel “Nos bastidores da Set.Up Guimarães”, onde teve oportunidade de destacar os pontos fortes da incubadora vimaranense e abrir o leque da conversa através da introdução dos pontos de vista presentes na Set.Up Guimarães: incubados e mentores. Assim, Marta Carvalho, fundadora da Ave Valley Smart Hub, startup incubada na Set.Up Guimarães, referiu que o apoio da estrutura local foi “fundamental desde o primeiro minuto”, destacando que “há sempre alguém por perto para colocar questões”. A sua empresa atua na digitalização de processos em empresas têxteis, aproveitando a forte ligação da cidade a este setor industrial. Já Rui Neves Ferreira, mentor na incubadora e cofundador da Nova Legal, referiu dois elementos que diferenciam a Set.Up Guimarães: “a relação com a indústria” e a “individualidade no acompanhamento dos projetos”. Para Rui Neves, “a cúpula da Set.Up conhece pelo nome cada startup que já incubou e já foram centenas”. 

O evento contou ainda com um painel de discussão sobre os ecossistemas regionais, moderado por David Magboulé (LabtoMarket) e com a participação de representantes da CCDR-N, ANI, UPTEC e IPN, que debateram os caminhos possíveis para tornar os ecossistemas regionais mais coesos e eficazes. 

A tarde terminou com um workshop participativo, onde os convidados foram desafiados a identificar infraestruturas, lacunas, medidas públicas e oportunidades de convergência para fortalecer o empreendedorismo a nível regional. O momento incluiu também um coffee-break pensado para fomentar o networking entre os participantes. 

Este foi o primeiro de vários encontros RegionX promovidos pela Startup Portugal, com edições já previstas para as regiões Centro, Alentejo e Algarve. Em Guimarães ficou claro que a região Norte está a afirmar-se como um polo de inovação e que o trabalho conjunto entre agentes locais e nacionais é essencial para consolidar essa trajetória.