A To Be Green, que deu os primeiros passos na Set.Up Guimarães , continua a deixar a sua marca rumo a um planeta mais sustentável. Uma empresa de cada vez Desta vez juntaram-se aos CTT – Correios de Portugal e desenvolveram um projeto de confeção de coletes de distribuição 100% reciclados.
As peças integram fibras recicladas pós-consumo no tecido principal, que veem de uniformes antigos.
Ao todo foram feitos 200 coletes, a parir de 1,2 toneladas de resíduos têxteis, cerca de três mil artigos. O que se traduz, segundo as contas da empresa, numa poupança de 1,4 toneladas de emissões de CO2 e numa poupança de água de 2,3 mil metros cúbicos caso fossem produzidos em algodão virgem orgânico ou convencional.
“A Sustentabilidade é, para os CTT, um tema de enorme importância e o desenvolvimento deste tipo de iniciativas inovadoras, que promovem a otimização de recursos e um impacto positivo no planeta e nas comunidades, fazem parte integrante do caminho que a empresa se propôs tomar até 2030. Incentivamos, diariamente, à contribuição ativa de todos os colaboradores para o programa de responsabilidade social e ambiental”, refere a Diretora de Sustentabilidade dos CTT, Maria Rebelo.
Ao nível do impacto ambiental do projeto, evitou-se que os uniformes fossem enviados para aterro ou incineração, o que resultou numa poupança de emissão de 1,4 toneladas de CO2 e numa poupança no consumo de água de cerca de 2,3 mil metros cúbicos, caso os coletes fossem produzidos em algodão virgem orgânico ou convencional.