Decorreu no passado dia 27 de junho, nas instalações da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em Leça da Palmeira, a Sessão de Encerramento e o Seminário de Disseminação de Resultados do projeto Desafios 5.0 do qual o Set.Up IN(dustry) fez parte.
Desde 2021 que o Desafios 5.0 apoia empreendedores e empresas constituídas há menos de dois anos, no desenvolvimento e consolidação das suas ideias de negócio. Um projeto intensivo de aceleração, capacitação e mentoria onde os empreendedores tiveram acesso a consultores e mentores de excelência, oportunidades de conhecer e contactar com o ecossistema empreendedor e de apresentar o seu projeto a investidores e empresas.
Uma das edições deste programa contou com o apoio do Município de Guimarães, através da Set.Up Guimarães e uniu-se ao programa Set.Up In(dustry), numa parceria que resulta num programa otimizado que procura assegurar a geração de ideias inovadoras, promovendo o empreendedorismo qualificado e criativo, lançando, para isso três convocatórias para apresentação de ideias, projetos e tecnologias promissoras no âmbito dos desafios propostos pela Sociedade 5.0, são eles:
– Call for Ideias: Destinada a ideias em fase embrionária, esta ação pretende identificar ideias, projetos e tecnologias mais promissoras em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para o “Level UP – Programa de pré-aceleração de ideias de negócio”. Esta ação pretende ajudar o empreendedor a compreender melhor a dinâmica do seu negócio, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração.
– Call for Acceleration: Destinada a startups em fase de constituição, ou mesmo a projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida, esta ação procura identificar os projetos e as tecnologias mais promissoras, em múltiplos contextos. As ideias aprovadas nesta convocatória serão selecionadas para a participação no “Rise UP – Programa de Capacitação/Aceleração”. Esta ação tem como objetivo preparar e capacitar empreendedores, e start-ups constituídas há menos de 2 anos, em áreas e qualificações específicas com um acompanhamento diferenciado, incluindo uma componente de mentoria com players de relevo. No final, os 6 melhores projetos, terão acesso ao PRÉMIO SPEED UP no qual será atribuído o valor monetário de 5.000,00€;
– Call for Needs: Destinada às empresas empreendedoras e com espírito de mudança. Esta ação pretende recolher manifestações de interesse de empresas e/ou empresários maduros, interessados em introduzir e/ou trabalhar processos de inovação. Esta ação desafia as empresas candidatas a participarem na atividade Matchmaking que fomenta o networking; a ampliação da rede de contactos, a promoção do projeto e a criação de sinergias.
A Sessão de Encerramento contou com o Pitch dos 25 melhores projetos onde foram apresentadas ideias de negócio que dão resposta aos desafios sociais e societais, tema central do projeto, e uma talk inspiradora do Professor Universitário Reinaldo Sousa Santos.
Além disso, contou com um Showroom onde os projetos foram destacados e puderam trocar experiências e fazer network.
Hephaesnus, Rebobinar, Pawpet, Hortee by Fhlud Technologies, MainGUILTY e BlueLink saíram vencedores entre os 25 finalistas que fizeram o seu pitch de 1 minuto e meio, numa sessão aberta pelo presidente do CA da AEP, Luís Miguel Ribeiro. O evento contou ainda com a apresentação dos projetos participantes da 2.ª edição do Set.Up IN(dustry) Puges e Dravel e dos projetos vimaranenses Trilliun, Ave Valley Smart Hub e The House of Portugal.
No final da sessão serão atribuídos seis prémios aos melhores projetos da região norte e centro, e houve lugar para um Sunset, em ambiente descontraído e de celebração com todos os envolvidos.