O Set.Up Guimarães está desde ontem e até amanhã presente no Portugal Smart Cities Summit, um Evento de referência, com uma alargada representação empresarial proveniente de diversas geografias, que promove sinergias entre o território, a indústria e o meio académico-científico, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. No Portugal Smart Cities participam cidades inclusivas, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, dar a conhecer as suas valências e as suas boas práticas, numa perspetiva de atracão de investimento.

No Portugal Smart Cities Summit, os Municípios encontram também na iniciativa as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades.

Ontem teve lugar a “Cimeira dos Autarcas”, com vários painéis que abordaram diferentes soluções e inovações no domínio das Smart Cities que serão implementadas nos territórios.

São três dias de debate sobre temas de grande relevância para o desenvolvimento das cidades com o dia de ontem a ser dedicado às temáticas: “Autarquias, Empresas e Cidadãos”; “Financiamento: Público e privado”; “Transformação Digital e as Organizações: Estratégias, processos e boas práticas”. Hoje, 12 de outubro, as atenções serão voltadas para EnergyLive: Transição energética e Sustentabilidade: Prioridades, Desafios e Oportunidades; Cibersecurity; Saúde e Bem-Estar nas Smart Cities; Smart Mobility. No último dia, 13 de Outubro, os participantes poderão acompanhar conversas em torno das temáticas: Acqualive; Resíduos, Ambiente e Sustentabilidade; Smart Cities Sharing & Inclusive Cities.

É possível encontrar no Evento autarquias, entidades públicas e privadas, empresas e startups dos clusters da mobilidade, energias, IOT, ambiente e sustentabilidade, água, resíduos, inteligência artificial, cibersegurança, Big Data, ensino superior, secundário, bem como representantes da comunidade académica e científica.

De destacar que, entre os Expositores participantes na última edição que responderam a um questionário de satisfação, 80% afirmam ter concretizado negócios ou identificado perspetivas de negócios nos 6 meses seguintes ao Evento, o que confere ao Portugal Smart Cities o estatuto do Grande Marketplace das Cidades Inteligentes. A exposição e as conferências destinam-se a autarcas, técnicos municipais, administradores, engenheiros, arquitetos, investidores, empreendedores, professores, investigadores, estudantes e público em geral. De referir que 93% dos visitantes inquiridos na última edição afirmaram que recomendariam a visita ao Evento.